sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Amigo é casa?!

Uma tentativa -Capítulo 14


Oi, chega mais.

Estou meio chateada hoje. Uma amiga de anos ligou-me para dizer que estava cortando relações comigo porque eu nunca ligo para ela. Achei estranho ela ligar para me comunicar o fato, geralmente amigos não fazem isso, ou se afastam, ou ligam para saber como você anda. Mas, como as coisas comigo são avessas... Procuro não me espantar. 

Depois que ela, sem me deixar falar, desligou o telefone, pus-me  a pensar sobre esta questão de amizade. É certo que tenho poucos amigos e me contento com os que tenho, mas pensava sobre as verdadeiras regras de uma boa amizade. Se é que elas existem.

Então, serei tua amiga se estou sempre a mimar-lhe, ou dizer a você coisas que gostas de ouvir? Minhas impressões são outras,  conjugo a amizade em outro tom. Talvez por isso tenho poucos amigos  e me satisfaça com eles... Eles não estão sempre comigo, mas aparecem sempre nas horas corretas e dizem o que preciso ouvir.

De certo, posso estar errada sobre ser e ter amigo, mas fiquei intrigada com esta ligação para "cortar amizades". Isso soou-me cômico demais embora mesmo, que também tenha sido intrigante.

Espero que os outros não me liguem para, também corta amizades... Haja coração!

.)

Sim, sei que teu tempo é curto, mas leia este verso antes de ir embora:


"Amigo é feito casa que se faz aos poucos
e com paciência pra durar pra sempre
Mas é preciso ter muito tijolo e terra
preparar reboco, construir tramelas
Usar a sapiência de um João-de-barro
que constrói com arte a sua residência
há que o alicerce seja muito resistente
que às chuvas e aos ventos possa então a proteger"


É o trecho da  música Amigo é casa composta por Bapiba/ Hermínio Bello de Carvalho, quando voltares te mostro o vídeo ou então, assista aqui.

Abraço

28 comentários:

  1. Amigo é amigo... e lendo seus versos, trechos da musica, vai mudar de ideia...


    bjsMeus
    Catita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por tua visita e comentário Catita! ;)

      Excluir
  2. Ligar a uma amiga para dizer que já não se é amiga não faz sentido nenhum :| quem quer preservar uma amizade actua de outra maneira, não? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Estudante. Amigos conversam. Ou pelo menos deveriam conversar...

      Grata por tua visita! (=

      Excluir
  3. Lamento muito, isso custa... mas a amizade implica dar e receber. Tenta recuperá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. s*, gosto muito do teu pensar. Talvez fosse bom recorrer e ligar para saber de o que ocorreu de fato?? Gostei! ;)

      Um abraço!

      Excluir
  4. Se calhar foi a forma que arranjou de chamar a tua atençao!! nao te passes e tenta resolver tudo :)

    beijos http://mywhiteblouse.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não havia pensando por este lado. Realmente tem essa parte da história!
      Grata Inês!

      Excluir
  5. Amigos chateiam-se e resolvem o problema, porque se gostam.

    http://nobresonho.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por tua consideração Sandra. Tenho esse pensamento também! (=

      Excluir
  6. Amigo tem mesmo de ser casa!
    O verdadeiro amigo não vive colado em nós, tem vida própria; o amigo não está sempre de acordo, ensina-nos a ver as coisa de outras perspectiva.
    Abra mão dessa outra pessoa sem dor porque ela não a merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar teu pensamento!
      Tua visita muito me agrada!
      (=
      Os amigos podem mesmo nos ensinar muito. Concordo!

      Excluir
  7. Que coisa! Penso que amizade e cobrança são paradoxos, pois não posso dizer: se me ligar, serei tua amiga! Antes de tudo, tenho que tentar entender os motivos pelos quais a amiga não está mantendo contato... e se ela estiver doente, com problemas pessoais, sobrecarregada no trabalho? Como posso julgar um não telefonema a ponto de encerrar uma amizade de anos?! Não correspondo bem à cobrança quando o assunto é amizade, penso que amigos a gente não implora: tem e pronto. Ou não tem e pronto. Se os tem, precisa aceitá-los como são (às vezes desligados, esquecidos de ligar...). Mas cada caso é um caso e no seu, se a pessoa realmente é importante em sua vida, talvez o melhor seja tentar um diálogo.

    Gostei muito de vir aqui, seu estilo de escrita é gostoso de ler, a sensação é de realmente estar virando páginas de um diário conforme eram escritos nos tempos antigos. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Suzy, parece-me sensato o diálogo. Afinal talvez seja isso que um amigo faria de fato!
      Gostei muitíssimo da tua visita! ;)
      Um beijo!

      Excluir
  8. Olá R. Vieira, li sua blogada indignada aqui sabia? E achei um atrevimento dos grandes ligar pra ti pra desfazer amizade. Coisa mais bizarra... Ligou mesmo foi pra te cutucar e deixar-te triste, isso sim é que eu acho. Desencana, que é a melhor coisa a fazer. Desabafe bastante e faça a catarse necessária, depois bora lá andar pra frente!

    Olha, amigos MESMO - DE VERDADE - são sempre poucos, dá pra contar nos dednhos que vc colocou aí na sidebar do teu blog!

    Adorei tua visita, te sigo e vamos nos falando!
    Atualizei o bloguinho se quiser ler, fique a vontade e comentar tb, rsrs!

    bjs
    Lu C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Lu, adorei receber tua visita e comentário.
      Um abraço grande!!!
      Indo lá conferir o novo post!
      (=

      Excluir
  9. Concordo!! :)

    http://www.facebook.com/estilohedonico
    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  10. obrigada pela sua simpatia :)
    concordo que talvez o melhor seja conversarem*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura Filipa!
      Grata pela visita também! ;)

      Excluir
  11. Quando se tem uma amiga muito proxima, tal como uma irmã, a distancia que se faz devido a falta de tempo, pode machucar uma ou outra. Compreensão é a base de todo relacionamento. Levamos anos construindo uma amizade, atente para cuidar do jardim que voce um dia plantou, ele pode murchar.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Sissym.
      Obrigada por tua leitura!

      ;)

      Excluir
  12. Amigos de verdade são para sempre!! :) Gostei imenso *
    beijinho

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma amiga que costuma dizer:
    "Eu vou falar aquilo que você PRECISA ouvir e não o que QUER ouvir."
    E sabe que o resultado é ótimo?
    Vamos para quatro anos de amizade e, ouvir dela o que eu preciso ouvir é como saber me nortear. É um anjo!

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Estou feliz demais com a tua visita!
Fique à vontade!

Obrigada!
R. Vieira